Fezes

O resultado de um exame parasitológico de fezes pode ser negativo mesmo eu tendo todos os sintomas de alguma verminose?

Nem sempre o parasito, seja protozoário (ameba, giárdia, etc) ou helminto (ascaris, taenia, etc), libera cistos, ovos ou larvas. Estes parasitos têm um ciclo de reprodução, sendo que a liberação de cistos, ovos e larvas não é sistemática, sendo dependente deste ciclo e de forma intermitente.

Quanto tempo após a coleta das fezes eu posso entregar a amostra para o exame parasitológico?

Mantendo sob refrigeração, em até 4 (quatro) dias

Meu intestino não funciona diariamente, posso usar laxantes para colher a amostra?

Não é recomendado o uso de laxantes para realização do exame parasitológico de fezes.

Fiz um exame de Raio-X com Contraste por via oral. Posso colher as fezes para o exame parasitológico em seguida?

Deve-se aguardar 3 (três) dias após a ingestão do contraste para realizar a coleta das fezes.

Posso colher as fezes estando menstruada?

Sim, no entanto deve-se tomar todo o cuidado necessário para que o sangue não se misture com as fezes. Se a coleta for efetuada com atenção, a menstruação não impedirá que o resultado do exame parasitológico de fezes seja confiável. Se o exame for pesquisa de sangue oculto nas fezes, a amostra não deverá ser colhida durante o período menstrual.

Há algum problema se as fezes forem contaminadas com urina durante a coleta?

Sim. É muito importante evitar o contato das fezes com a urina pois a sua presença acelera a fermentação bacteriana, prejudicando a conservação da amostra.

Como é o procedimento para a coleta de fezes?

São necessárias fezes frescas coletadas no frasco plástico. No caso de fezes sólidas ou pastosas, a quantidade deverá corresponder a 5 colheres plásticas fornecidas com o frasco de coleta. Se as fezes estiverem liqüefeitas, pelo menos 10 mL deverão ser fornecidos ao laboratório para análise. As fezes deverão ser coletadas originalmente num recipiente limpo e a seguir transferidas para o frasco coletor.

Por que são necessárias 3 (três) coletas de amostras para o exame com conservante?

Um número maior de amostras aumenta a possibilidade de se encontrar o parasito ou seus cistos, ovos ou larvas. Mas, é importante que se colete uma pequena amostra a cada dia e que as três amostras não ultrapassem o líquido.

Meu intestino não funciona diariamente, como faço para coletar as amostras para o exame com conservante?

Não há a necessidade das amostras serem coletadas em dias consecutivos, podendo ser em dias alternados ou de acordo com seu ritmo intestinal.

Existe algum outro exame para a pesquisa de sangue oculto que não precise de dieta?

Atualmente surgiu uma metodologia que utiliza anticorpos monoclonais para a detecção da hemoglobina humana (proteína da hemácia). Este método chama-se imunocromatografia e além de não requerer a dieta é mais sensível e mais específico do que a pesquisa tradicional que requer a dieta.