Cultura e Antibiograma

O que é uma cultura?

Consiste no cultivo de agentes infecciosos em meio próprio (substância líquida ou sólida) que permite a nutrição, o crescimento e a multiplicação de microorganismos.

Quando o resultado de uma cultura é negativo, isto quer dizer que não existe infecção?

Não. Existem diferentes motivos para uma cultura apresentar resultado negativo e mesmo assim a pessoa pode apresentar uma infecção. Alguns dos principais motivos são: uso de antibiótico e dificuldades com a coleta do material.

Quando o resultado de uma cultura for positivo, isto obrigatoriamente significa infecção e necessidade de tratamento?

Não. Basta dizer que, por exemplo, se for feita uma cultura da saliva ou da palma da mão, muitas bactérias poderão ser isoladas e nem por isso a pessoa necessita de tratamento. A este fato damos o nome de colonização, ou seja, a bactéria está habitando aquele local, mas sem fazer mal ao ser humano. O diagnóstico de infecção deve ser feito pelo seu médico baseado em diversos dados, como a história da doença, o aspecto da ferida, febre, etc.

Por que o resultado de cultura não fica pronto no mesmo dia dos outros exames?

As bactérias precisam de um tempo para crescer o suficiente para que possamos identificá-las. Por isso aplica-se o termo "cultura", pois precisamos fazer o cultivo do material coletado e aguardar o crescimento de alguma bactéria. Este tempo é muito variado, dependendo do tipo de bactéria pesquisada e do local onde foi feita a coleta.

O que é o antibiograma?

É um teste que verifica a sensibilidade das bactérias aos antibióticos visando auxiliar o médico em seu tratamento. O antibiograma só pode ser realizado quando a cultura tiver resultado positivo e será executado de acordo com recomendações internacionais.

Em caso de infecção com resultado de cultura positivo, basta escolher um dos antibióticos do antibiograma e a cura está garantida?

Não. Os fatores que definem a melhora de uma infecção não são somente a identificação da bactéria e a escolha de um antibiótico. Depende de vários outros fatores: se o paciente tem outras doenças, a idade, o tipo e o local da infecção, a possibilidade da bactéria ficar resistente, etc. O tratamento deve ser sempre orientado pelo seu médico.

Se o paciente estiver tomando algum antibiótico, isto poderá afetar o resultado da cultura?

Sim. Isto afeta o resultado de qualquer tipo de cultura de bactérias. Este fato deve ser conhecido pelo seu médico e comunicado à recepcionista do laboratório ao realizar o exame.

Se o meu médico der uma orientação diferente das fornecidas pelo laboratório, qual seguir?

As orientações fornecidas pelo laboratório servem como um padrão de orientação sobre as condições ideais para a realização dos exames. No entanto, o médico e se depara com situações que podem exigir condições especiais. Assim, sempre que o médico fizer uma orientação especial, esta deve ser seguida. O ideal é que esta orientação venha por escrito no pedido médico.